quarta-feira, 16 de maio de 2012

HISTÓRIAS INFANTIS


  



  

A PRINCESA DE FOGO

Autor: Pedro Pablo Sacristán

Tradução: Dionizia Lima

Texto Original em Espanhol

Disponível em: http://cuentosparadormir.com/infantiles/cuentos/la-princesa-de-fuego

Valor Educativo:

Amor, compromisso e paixão.


 

Ideia e ensinamento principal:

O amor de verdade é a maior força para mudar o mundo, começando por nós mesmos.

 

Conto:

Houve uma vez uma princesa rica incrivelmente rica, bela e sábia. Cansada de pretendentes falsos que se aproximavam dela para conseguir suas riquezas, publicou que se casaria com quem lhe levasse o presente mais valioso, terno e sincero. O palácio se encheu de flores e de presentes de todos os tipos e cores, de cartas de amor incomparáveis e de poetas enamorados. E entre todos aqueles presentes magníficos, descobriu uma pedra, uma simples e suja pedra. Zangada, a princesa chamou quem lhe havia enviado aquele presente. Apesar de sua curiosidade, mostrou estar muito ofendida quando apareceu o jovem e este lhe explicou dizendo:

__Essa pedra representa o mais valioso que posso dar: é o meu coração. E também é sincero e porque ainda não é seu e por isso é duro como uma pedra. Somente quando encher esse coração de amor ele amolecerá e será mais terno que nenhum outro.

         O jovem saiu tranquilamente, deixando a princesa surpresa e atrapalhada. Ficou apaixonada que levava consigo a pedra para todos os lugares. E durante meses encheu o jovem de presentes e atenção, mas seu coração seguia sendo duro como as pedras em suas mãos. Desanimada acabou jogando a pedra no fogo. No mesmo instante viu como a areia se desfazia, e daquela pedra feia surgia uma bela figura de ouro. Então compreendeu que ela mesma deveria ser como o fogo e transformar o que tocava, separando o inútil do importante.

Durante os meses seguintes, a princesa se propôs a transformar o reino, e como com a pedra, dedicou sua vida, sua sabedoria e suas riquezas a separar o inútil do importante. Acabou com o luxo, as joias e os excessos e as pessoas do país passaram a ter acesso a alimento e livros. Todos que trabalhavam com a princesa ficaram encantados com o seu caráter e proximidade, sendo que a sua presença transmitia calor humano e paixão pelo que fazia, que começaram a chama-la carinhosamente de “princesa do fogo”.

E como ocorreu com a pedra, o fogo desfez a dureza do coração do jovem e tal como havia prometido ficou tão terno e justo que fez a princesa feliz até o fim de seus dias.

 
 
 
 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário